(11) 3348-4000   |   sac@craz.com.br  Localização
Intranet

A “imagem ideal” da bariátrica 18 de maio de 2018

Psicologia_Dra Elaine Marini

Especialista explica sobre a importância da avaliação psicológica antes da realização da cirurgia bariátrica e o acompanhamento posterior

O paciente indicado para cirurgia bariátrica traz consigo as vivências relacionadas à obesidade, provavelmente repletas de tentativas que não deram certo, com sentimento de frustração bem intensificado e comorbidades instaladas a partir do ganho de peso, além da pressão da discriminação social. Tudo isso envolve muito estresse, acompanhado de expectativas de melhoria na qualidade de vida.

No período pré-cirúrgico, a consulta é focada na avaliação da condição psicológica e emocional, para verificar a capacidade de enfrentamento diante de tantas mudanças que ocorrerão após a cirurgia em si.

É importante investigar como a pessoa reage às frustrações, se há desequilíbrio e também esclarecer e desmistificar medos e fantasias em relação à anestesia e ao procedimento cirúrgico. Com isso, a possibilidade de mudar os hábitos representa outro fator crucial, porque a aderência e o comprometimento do próprio paciente são fundamentais para bons resultados.

Cabe ressaltar que as mudanças após a cirurgia bariátrica vão além de uma condição estética, pois estão diretamente ligadas à percepção de uma nova imagem, um contorno corporal diferente da aparência vista no espelho antes do emagrecimento.

Logo, readaptar-se a esse novo contexto pode significar a busca de uma “imagem ideal” imposta pela sociedade, para a qual, nem sempre, o indivíduo está preparado psicologicamente.

 

Na Cruz Azul, o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar para tratar a obesidade mórbida, envolvendo: nutrição, psicologia, cardiologia, pneumologia, anestesiologia, perícia médica, endocrinologia e cirurgia bariátrica, objetivando prepará-lo para a nova etapa de sua vida. Além disso, os profissionais acompanham a evolução no pós-operatório, visto que se trata de uma doença crônica, multifatorial e de difícil controle.


Por Elaine Marini
Psicóloga Chefe do Setor de
Psicologia Hospitalar (SPH) da Cruz Azul

 

MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2018 © Todos os direitos reservados