(11) 3348-4000   |   Localização
Intranet

A IMPORTÂNCIA DO CHECK-UP PERIÓDICO 18 de fevereiro de 2020

A IMPORTÂNCIA DO CHECK-UP PERIÓDICO _DR AYRTON

Diretor Clínico do Ambulatório Itaquera fala sobre o acompanhamento médico regular que, juntamente com um estilo de vida saudável, contribui para a prevenção de doenças

Em tempos em que muito se valorizam as informações oriundas da internet, quando não por procura espontânea, ofertadas por “coaches curandeiros” e influenciadores digitais, que, na maioria esmagadora das vezes, nem à área de saúde pertencem, esse artigo busca reforçar a importância da periodicidade na realização de exames de rotina e, consequentemente, prevenção à sua saúde. 

Na correria do dia a dia, a ida aos médicos fica, em geral, negligenciada. Via de regra, essa procura ocorre diante das intercorrências envolvendo dor ou outra queixa específica, quando, na realidade, deveria acontecer, mesmo sem sintomas, em acompanhamento médico regular de maneira preventiva, priorizando e valorizando a importância de um check-up periódico.

Aliado à boa alimentação e à prática de atividades físicas, o check-up é um dos primeiros passos para uma vida saudável. Logo, todas as pessoas, em qualquer de suas fases de vida (infância, adolescência, adulta e velhice), deveriam se preocupar em manter uma rotina médica preventiva. 

No Brasil, estima-se que 57,4 milhões de pessoas tenham, pelo menos, uma doença crônica não transmissível (DCNT), sendo as mais prevalentes: hipertensão arterial, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas. Os dados se tornam mais expressivos quando sabemos que, em média, 80% das mortes prematuras por acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardíacas e diabetes poderiam ser evitadas com mudanças de comportamento e tratamento farmacológico. Considerando que muitas dessas doenças podem ter início na infância e na adolescência, o acompanhamento médico nessas fases pode evitar complicações futuras.

A realização do check-up periódico e a mudança comportamental são fundamentais para a prevenção das DCNT, pois cerca de 51% dos fatores dessas doenças relacionam-se ao estilo de vida, 23% a fatores biológicos, 19% a fatores ambientais e 10% à falta de assistência médica.

Em média, seis em cada dez homens têm receio de ir ao médico realizar exames de rotina, alegando falta de tempo e até mesmo de paciência. Eles procuram o serviço médico com a doença já instalada, pois, muitas vezes, o medo dos resultados os afasta dos exames, e quando os realizam, não retornam para o diagnóstico.

O Ministério da Saúde aconselha que homens até os 40 anos, na ausência de sinais de doença, façam seu check-up com periodicidade de, pelo menos, uma vez a cada dois anos; e, após essa idade, uma vez por ano. 

Em mulheres, aconselha-se que um check-up anual faça parte de sua rotina a partir dos 18 anos ou de acordo com o início de sua atividade sexual, todavia, muitas desconhecem a importância de realizar variados exames de acordo com o seu estado de saúde ou sua faixa etária. São exames preventivos, que podem ou não ter relação direta com os órgãos genitais, e fundamentais para o controle da saúde da mulher como um todo.

Com a chegada de um novo ano, inclua em sua relação de planos (cessar o tabaco, emagrecer, iniciar atividade física…) a realização de um check-up, contribuindo com essa atitude para a prevenção de muitas doenças, como hipertensão e diabetes, que cursam, por muitas vezes, silenciosas, e que podem impactar sua qualidade e expectativa de vida.

 

POR DR. AYRTON MARGARIDO
Clínico Geral e Diretor Clínico do Ambulatório Itaquera da Cruz Azul
e Mestre especialista em Medicina de família e comunidade
MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
Cruz Azul Saúde CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2020 © Todos os direitos reservados