(11) 3348-4000   |   sac@craz.com.br  Localização
Intranet

ACOLHIMENTO MULTIDISCIPLINAR 3 de janeiro de 2018

Ronise-Aparecida-da-Silva-Vicente_Saúde-Humanizad_-Acolhimento-multidisciplinar

Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico da Cruz Azul presta assistência humanizada no tratamento de câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, as quais invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), por ano, cerca de 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer no mundo. As causas da doença são variadas, mas podem estar inter-relacionadas, podendo ser: “externas”, que referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade, ou ainda “internas”, que são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões exteriores.

Considerando o câncer uma doença grave, que necessita de diagnóstico precoce, bem como um atendimento individualizado, humanizado e com alto padrão de qualidade, a Cruz Azul de São Paulo criou o Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico para melhor atender a família policial-militar e a sociedade.

Saúde Humanizada - Acolhimento multidisciplinar

Da esquerda para direita e de cima para baixo: Rafael Lopes (Enfermagem), Dr. Saulo Silva (Chefia da Oncologia), Ronise Vicente (Gestão da Enfermagem), Joyce Macedo (Serviço Social), Michele Ledesma (Psicologia), Rosimeire Sartório (Assessoria ao Paciente), Priscila Cruz (Fonoaudiologia), Alessandra Miranda (Nutrição), Naires Freitas (Enfermagem), Luciana Fukamichi (Enfermagem) e Ângela Souza (Enfermagem)


Saúde humanizada: acolhimento no diagnóstico e no tratamento

As equipes estão atentas aos casos em potencial, sendo assim, quando o exame ou procedimento com biópsia apresenta resultado sugestivo ao câncer, o laudo é encaminhado ao setor de Saúde Humanizada, que entra em contato com o paciente para agilizar a consulta médica, de modo que o especialista possa confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento, com a maior brevidade possível.

Mediante tal confirmação, na saída do consultório do Oncologista e/ou Hematologista, um Enfermeiro acolhe o paciente e seu acompanhante, complementando as orientações sobre os cuidados e a conduta terapêutica e, também, colocando-se à disposição para esclarecer eventuais dúvidas no decorrer do tratamento.

O Centro Oncológico do Complexo Hospitalar Cruz Azul conta com uma equipe multiprofissional que engloba as seguintes as áreas de atuação: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, Serviço Social e Nutrição.

Em caso de internação ou nas sessões de Quimioterapia, o paciente e os familiares são acolhidos pelos nossos profissionais de saúde, que estão de prontidão para atender às suas necessidades.

Para contribuir com os resultados terapêuticos, a Cruz Azul também proporciona diversas ações de humanização, como: oficinas de automaquiagem, aulas de artesanato em sessões de Quimioterapia, apresentações do Coral na Unidade de Internação, comemoração de aniversário do paciente internado ou em tratamento quimioterápico naquela data e ainda o serviço de Capelania, que propicia palavras de afeto e conforto.


Por Ronise Aparecida da Silva Vicente
Enfermeira-chefe do Ambulatório de Oncologia da Cruz Azul

 

 

MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2018 © Todos os direitos reservados