MENU
ALIMENTAÇÃO PARA ESPORTISTAS
ALIMENTAÇÃO PARA ESPORTISTAS

ALIMENTAÇÃO PARA ESPORTISTAS

Professora do Colégio PM e triatleta
dá dicas nutricionais para a prática de esportes

Para ser um bom esportista, é fundamental ter uma boa alimentação, regrada e equilibrada, além de boas noites de sono. Se souber escolher e combinar os alimentos em uma refeição, com horários estabelecidos, descobrirá que é possível alcançar seus objetivos, comendo de forma moderada e saudável.

É essencial consumir, principalmente, os carboidratos, como: pão, cereais, arroz e massas, que são importantes fontes de energia para as células do organismo, pois durante a sua digestão é gerada a glicose. Além disso, não podemos nos esquecer das proteínas, como: carnes, frango, peixes, ovos e gorduras boas.

Quem quer praticar atividades físicas deve reeducar seu paladar a gostar de alimentos ricos e nutritivos, pois isso melhora seu estilo de vida, propiciando mais disposição e energia. Em outras palavras, comer bem, com opções saudáveis, muda o bem-estar e o humor da pessoa e, em conjunto com exercícios constantes, você libera a serotonina no corpo, que é o que faz a gente se sentir bem e feliz.
No café da manhã, recomendo ingerir: ovos, pão integral, café, frutas, geleia, pasta de amendoim, queijo fresco, aveia, iogurte natural e sucos. No almoço, sugiro: arroz integral, feijão ou lentilha, diversificando com ovos, frango, carne magra ou peixe e saladas diversas (alface, agrião, acelga, tomate, beterraba, cenoura e pepino, entre outras).

Já no jantar, o ideal é optar por: arroz integral e feijão, acompanhados de carne, ovo, peixe ou frango, juntamente com uma salada de folhas ou refogada e, ainda, uma fruta “digestiva”, como a laranja ou o abacaxi.
Durante o intervalo entre as refeições, para inibir um pouco do apetite, é muito bom comer: maçã, banana, pedaços de coco seco, morango, uvas passas e afins. Desse modo, você reeduca seu cérebro a saber quando está satisfeito, sem precisar comer cada vez mais.

O esporte tem a capacidade de mudar a vida das pessoas, logo, a atividade física regular e a adoção de hábitos saudáveis podem contribuir em inúmeros sentidos, incluindo para ter mais disposição, sentir-se bem física e mentalmente, obter mais com qualidade de vida e elevar a autoestima. Em paralelo, você passa a se relacionar melhor com as pessoas, visto que exige disciplina e dedicação.

É muito prazeroso acordar cedo e praticar esporte, pois ajuda a começar o dia com disposição, energia e pensamento positivo. Fisicamente falando, o corpo tem um benefício diário, à medida que fortalece a musculatura e, ainda, ajuda na flexibilidade e no fortalecimento dos ossos e articulações, assim como na regulação da pressão arterial e na perda de peso e gordura corporal.

Com todos estes benefícios, a atividade esportiva, aliada a uma boa alimentação, diminui a ansiedade e a depressão. Essa é uma maneira muito saudável, sem precisar cortar os alimentos que mais gosta em sua vida, desde que consuma de forma moderada.

POR MARTA BATISTA DE SOUZA SILVA
Professora de Educação Física do Colégio PM – Itaquera

Compartilhe: