(11) 3348-4000   |   Localização
Intranet

APRENDER BRINCANDO 7 de janeiro de 2020

Psicologia_Dra Elaine Marini

Psicóloga da Cruz Azul aborda a importância da ludicidade, cuja contribuição é essencial para o pleno desenvolvimento infantil

Por meio do “brincar”, a criança explora ambientes, passa por novas experiências, amplia seu repertório vivencial e, ainda, elabora seus conteúdos internos de forma lúdica. Tudo isso acontece em paralelo à formação de valores do indivíduo.

No âmbito familiar, além de questões ligadas à sobrevivência em si, acontecem também os aprendizados iniciais sobre costumes, direitos, deveres e conceitos ético-morais. Portanto, é essencial redobrar os cuidados, pois, nessa fase, passamos a ter condições para a posterior participação na coletividade. 

Segundo o psicólogo Lev Vygotsky, no processo de desenvolvimento, a criança começa usando as mesmas formas de comportamento que outros usaram com ela. Desde os primeiros dias de vida, suas atividades, inclusive a comunicação, ou seja, a fala, adquirem um significado próprio em um sistema de comportamento social, refratadas através de seu ambiente humano, de modo que a auxiliam a atender seus objetivos.

Considerando que as brincadeiras fornecem a estrutura para as mudanças de necessidade e consciência, criando assim um tipo de atitude em relação ao real, para Vygotsky, a criança brinca para conhecer a si própria e aos outros em suas relações recíprocas; aprender normas e hábitos culturais; conhecer objetos em seu contexto; desenvolver a linguagem e a narrativa; trabalhar com o imaginário e, por fim, conhecer os fenômenos à sua volta. Em outras palavras, ela aprende brincando. 

 

DICAS E CUIDADOS NA INFÂNCIA

  • Favorecer o lúdico, com brincadeiras e jogos infantis, respeitando a faixa etária da criança
  • Reforçar comportamentos positivos e estabelecer limites, dosando e justificando sempre o “sim” e o “não”
  • Atentar-se para situações de conflito e vocabulário depreciativo, evitando a formação de padrões negativos e a baixa autoestima
  • Favorecer a alimentação saudável para um bom desenvolvimento físico e mental

 

POR ELAINE MARINI
Psicóloga Chefe do Serviço de Psicologia Hospitalar (SPH) da Cruz Azul
MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
Cruz Azul Saúde CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2020 © Todos os direitos reservados