(11) 3348-4000   |   Localização
Intranet

CUIDADOS COM A VARICOCELE 22 de novembro de 2016

dr-isaac_urologista

Urologista da Cruz Azul fala sobre essa patologia que pode começar na adolescência

A varicocele, também conhecida como varizes do testículo, consiste na dilatação anormal das veias testiculares, que pode ocasionar vários problemas, como, por exemplo, dor nos testículos, principalmente durante o esforço físico, além de ser a principal causa de infertilidade masculina. É uma doença bastante frequente na população masculina e, felizmente, acarreta esses transtornos em apenas uma pequena parcela da população, sendo que em 85% das vezes ela se manifesta apenas no lado esquerdo. Geralmente, é uma patologia congênita, aparecendo na maior parte das vezes na adolescência ou na idade adulta.

Os testículos ficam ligados na sua porção superior a uma estrutura denominada cordão espermático e, dentro dela, se localiza o ducto deferente (que leva os espermatozoides para fora), as artérias e as veias testiculares. No caso da varicocele, estas veias ficam dilatadas e com dificuldade de transportar o sangue. Em razão disto, pode ocasionar dor nos testículos conforme as veias tendem a ficar mais dilatadas, principalmente em pé e durante atividades físicas. Além disso, o fato do sangue ficar acumulado nessas veias deixa o testículo mais quente, o que pode inibir a produção de espermatozoides ou, em casos mais extremos, o desenvolvimento de atrofia testicular.

O diagnóstico da varicocele é basicamente clínico pela palpação dessas veias na bolsa escrotal, como também pedindo ao paciente realizar manobras para aumentar a pressão abdominal, a fim de dilatar mais essas veias, como através da tosse. Um exame bastante útil é a ultrassonografia com doppler, que avalia o fluxo sanguíneo por essas veias.

Como já foi dito, nem todas as varicoceles necessitam de tratamento, pois se trata de uma patologia bastante comum, portanto, o tratamento se torna indispensável apenas naquelas situações em que o paciente apresenta infertilidade ou dor acentuada.

O único tratamento é cirúrgico, que consiste na ligadura apenas dessas veias dilatadas, deixando as outras estruturas do cordão intactas. Após a cirurgia, cerca de 70% dos pacientes apresenta melhora da qualidade do sêmen no período de 3 a 12 meses e a taxa de gravidez varia de 30 a 40%. Uma das dúvidas frequentes é com relação à parte sexual, sendo que a varicocele não provoca distúrbios da potência sexual.

Concluindo, se você sentir dor ou inchaço no seu escroto ou se estiver tendo problemas de fertilidade, procure assistência médica. Uma série de condições pode causar isso, portanto, um médico poderá lhe aconselhar melhor.

 


Por Dr. Isaac Amselem
Médico Urologista do Hospital Cruz Azul
Associado à Sociedade Brasileira de Urologia
Membro da American Urological Association

MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
Cruz Azul Saúde CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2019 © Todos os direitos reservados