(11) 3348-4000   |   Localização
Intranet

CUIDADOS INTEGRAIS E HUMANÍSTICOS 18 de fevereiro de 2020

CUIDADOS INTEGRAIS E HUMANÍSTICOS_DRA JURACI

Coordenadora do Núcleo de Cuidados Paliativos da Cruz Azul publica livro técnico-científico sobre a integralidade do cuidado no adoecimento, com ênfase nas falências orgânicas.

A Cruz Azul tem por tradição a busca do aprimoramento na assistência integral à saúde, levando em conta os princípios humanísticos, mediante a constante capacitação dos colaboradores. Essas iniciativas se traduzem por meio de aulas, cursos, jornadas, simpósios e variadas formas de disseminação de conhecimento e comunicação integrada.

Com mais de 1.300 atendimentos, desde julho de 2017, o Núcleo de Cuidados Paliativos (NCP) da nossa entidade filantrópica trabalha em sintonia com esse direcionamento institucional. Entretanto, ainda há muito por fazer para o desenvolvimento técnico-científico nesta área, logo, a divulgação de trabalhos de parceiros é um fator importante para estimular a atualização sobre temas relevantes da atuação multiprofissional.

No dia 28 de novembro, durante o II Congresso Paulista de Cuidados Paliativos, lançamos o “Manual de Cuidados Paliativos – Falências Orgânicas” do Hospital das Clínicas. Juntamente com o Dr. Ricardo Tavares de Carvalho e a Enfermeira Ednalda Maria Franck, eu sou uma das editoras dessa obra ousada e inovadora, que traz a inestimável experiência de uma grande equipe multidisciplinar no manejo clínico especializado das inúmeras doenças crônicas avançadas. 

Além de suprir uma grande lacuna no mercado editorial, essa publicação é uma aliada para estudo e consulta dos interessados em aprofundar seus conhecimentos, haja vista que a falência orgânica faz parte da evolução de enfermidades como: insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar, cirrose hepática, doença neurológica aguda de mau prognóstico, esclerose lateral amiotrófica e doença infecciosa crônica terminal.

 

FICHA TÉCNICA

  • Manual Cuidados Paliativos – Falências Orgânicas
  • Editora Atheneu – São Paulo, 2019 
  • Série Manual do Médico-Residente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)
  • Editores do volume: Ricardo Tavares de Carvalho, Juraci Aparecida Rocha e Ednalda Maria Franck

 

ACOLHIMENTO INTEGRAL

Com uma proposta diferenciada de assistência integral, biopsicossocial e espiritual, o NCP da Cruz Azul visa promover a valorização da vida ao lidar respeitosamente com a dor, a perda, o sofrimento e a finitude, em prol de uma convivência pacífica e da aceitação da doença.

Em outras palavras, acolhemos o adoecimento em sua integralidade, com foco no manejo clínico da doença, objetivando: aliviar a dor e os demais sintomas; proporcionar conforto e dignidade; e oferecer recursos múltiplos para que esses pacientes possam para desfrutar do tempo de vida de maneira menos dolorosa.

Desenvolvemos, ainda, um amplo rol de iniciativas de humanização, que incluem:  mediação de eventuais conflitos familiares; exercícios para aumentar e/ou manter a independência e o bem-estar; possibilidade de visitas de animais de estimação no Hospital; dieta de conforto alinhada à biografia e aos valores; prioridade no pronto-socorro quando da reinternação hospitalar; orientação sobre os direitos em processo de final de vida; e suporte psicológico e espiritual para lidar com a finitude e a despedida entre os entes queridos.

 

POR DRA. JURACI APARECIDA ROCHA
Médica Coordenadora do Núcleo de Cuidados Paliativos da Cruz Azul
e Doutora em Ciências da Saúde
MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
Cruz Azul Saúde CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2020 © Todos os direitos reservados