(11) 3348-4000   |   sac@craz.com.br  Localização
Intranet

DEPENDÊNCIA DIGITAL 3 de janeiro de 2018

Eide-Silva-Evangelista-Sarpieri_Psicologia_Dependência-digital

Psicóloga Escolar do Colégio PM fala sobre os problemas ligados ao uso excessivo da tecnologia

A  dependência digital é um mal que pode atingir de crianças a adultos, caracterizando-se quando a pessoa passa a distanciar-se da sociedade para permanecer mais tempo conectada à internet. Hoje em dia, é muito comum observar pais utilizando smartphones e tablets como formas de distrair e tranquilizar seus filhos, que, frequentemente, já manuseiam eletrônicos com desenvoltura mesmo antes de aprender a falar.

Sem perceber o perigo oculto por trás desta ação, estes pais, por vezes, não acompanham o tempo dedicado à conexão e, assim, demoram a perceber tal dependência. Nesse sentido, o contato excessivo com a tecnologia pode prejudicar a habilidade de percepção das emoções e o entendimento delas, além da perda da capacidade de socialização com a família, os amigos e a comunidade escolar.

Vale lembrar que a dependência digital pode ainda causar sonolência diurna e dores de cabeça, influenciando diretamente no rendimento acadêmico, em especial no caso das crianças. Já para os adultos, os sintomas não são muito diferentes, podendo incluir grandes perdas ligadas ao emprego e ao convívio familiar.

Pensando nisso, a Unidade Guarulhos do Colégio PM busca proporcionar palestras informativas e promover momentos em que a família possa desfrutar da companhia um do outro, resgatando o contato físico e emocional. Por exemplo, este ano realizamos o evento MOVA-SE para fomentar a prática de atividades físicas, bem como o Show de Talentos e o Dia da Família, iniciativas que reforçam a importância da participação dos familiares na vida escolar em todas as etapas da Educação Básica.

Em suma, é imprescindível frisar que não precisamos nos desfazer dos eletrônicos para uma boa convivência em sociedade, pois o segredo é a disciplina e o equilíbrio. Cabe aos adultos limitar e acompanhar o uso da internet em relação às crianças, em paralelo ao incentivo aos hábitos saudáveis, participação em eventos sociais e valorização dos ambientes familiares e escolares.


Por Eide Silva Evangelista Sarpieri
Psicóloga Escolar, especializada em Neuropsicologia e
Terapia Cognitiva Comportamental, com foco na criança e no adolescente
Colégio PM Unidade Guarulhos

 

MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2018 © Todos os direitos reservados