AGOSTO VIOLETA – COMPROMISSO ACADÊMICO

Neste mês, o Colégio PM promove a campanha Agosto Violeta – Compromisso Acadêmico, com o objetivo de estimular nos alunos, da Educação Infantil até o último ano do Ensino Médio, uma boa gestão em de sua vida escolar.

Segundo a Psicóloga Escolar do Colégio PM, Fernanda de Souza Rabelo, a Rede entende que “compromisso” é uma escolha/ decisão, onde o jovem deve estudar para além da obrigação, buscando enriquecimento, comprometendo-se com seu futuro, assumindo responsabilidades e sendo disciplinado.

“Quando falamos de Compromisso Acadêmico, estamos nos referindo ao protagonismo, as escolhas, as renúncias, o poder de decisão e as responsabilidades dos alunos, que vão desde o cuidado com seu próprio material até o foco nos estudos para vestibulares ou concursos. Com esta campanha, reforçamos os valores do Colégio PM, em especial a disciplina”.

A escolha do violeta foi realizada em virtude de sua simbologia. “Historicamente, ela é conhecida como a cor da realeza e da nobreza, mas para a psicologia, está associada à calma, respeito e sabedoria. O violeta estimula a imaginação e a criatividade”, explica Fernanda.

De acordo com a psicóloga, a disciplina é um fator que contribui para o bom desempenho escolar. Para ela, um aluno disciplinado consegue alcançar um nível elevado de organização e autogestão diante do cumprimento de cada etapa de seus objetivos. 

“Trata-se da capacidade de dedicar-se para alcançar os resultados esperados e, assim, atingir as metas que foram estipuladas pelos professores e por eles mesmos. O setor de psicologia escolar junto com a equipe pedagógica, por meio das ações do Programa Valores, busca auxiliar os alunos na conscientização e elaboração de planejamentos a curto, médio e longo prazo”.

O compromisso acadêmico é um processo gradual de internalização de bons hábitos e mudança de comportamento. Fernanda de Souza Rabelo aponta que, conforme o jovem cresce e amadurece, a complexidade das situações, as escolhas e as decisões aumentam. “É preciso ter paciência, foco e constância para favorecer o aprendizado. Por isso, o exemplo dos pais e dos professores é fundamental”.

Por meio de um trabalho integrado com toda a comunidade escolar, o Colégio PM oferece para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Programa Valores de Formação Ética e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, que engloba ações e projetos que são coordenados pelo setor de Psicologia Escolar.

“Trata-se de um programa pautado em uma dinâmica metodológica ativa e de psicoeducação, cuja proposta é conciliar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais à formação de valores éticos e morais por meio de atividades periódicas em sala de aula. Deste modo, o Colégio PM tem a missão de oportunizar a excelência acadêmica, aprimorar a formação para a vida e desenvolver habilidades importantes para que o aluno alcance realização pessoal e, futuramente, sucesso profissional”, afirma a Psicóloga Escolar.

Entretanto, ao longo da promoção do compromisso acadêmico, algumas adversidades podem surgir. Fernanda indica que o engajamento parcial da equipe pedagógica é um dos maiores obstáculos, pois o sucesso das campanhas depende de toda comunidade escolar. “Outro risco seria a não adesão por parte de nossos alunos, porém a equipe técnica persistirá com afinco rumo aos objetivos propostos”, complementa a profissional.

Com as mudanças de geração, as percepções sobre compromisso acadêmico podem se modificar ou se atualizar. De acordo com o sociólogo australiano, Mark McCrindle, as crianças nascidas a partir de 2010 formam o grupo conhecido como Geração Alpha. Estes jovens já nascem conectados ao mundo tecnológico desde os primeiros meses de vida e são conhecidos como nativos digitais. Para eles, não existe separação entre o digital e a “vida real”. Isso ocasiona novas formas de aprendizado.

Fernanda de Souza Rabelo acredita que, apesar das diferenças entre as gerações, o compromisso acadêmico não sofre mudanças, pois é um ato que estabelece comprometimento, envolvendo dedicação com algo ou alguém, sendo também atemporal. 

“A Geração Alpha destaca-se por serem mais curiosos, mais ágeis e destemidos tecnologicamente. Por terem mais interesse, consequentemente, desenvolvem com mais facilidade a independência e a autonomia. As crianças nascidas a partir de 2010 apresentam capacidade de aprender as coisas em uma velocidade significativamente maior”.

Por outro lado, observa-se nesta geração uma dificuldade em concentrar-se e baixa tolerância a frustrações, além de não saberem lidar bem com a espera, aponta a Psicóloga. Essas características podem favorecer o aumento dos níveis de ansiedade. “A Geração Alpha é mais antenada e domina como muito mais facilidade os dispositivos eletrônicos. O grande desafio da educação está em contribuir para uma formação integral de forma que, além das questões acadêmicas, sejam proporcionados momentos em que nossos alunos se desenvolvam emocionalmente”.

A Psicóloga Escolar do Colégio PM, Fernanda de Souza Rabelo, encerra afirmando que os pais e responsáveis devem estar disponíveis, dedicando tempo de qualidade aos filhos, participando, acompanhando e se inteirando sobre suas rotinas acadêmicas. 

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