ACOLHENDO SEM DISTINÇÃO – AUTISMO

Neste mês, o Colégio PM comemora a Campanha Abril Colorido, que é usada para educar o público sobre o autismo e os problemas predominantes enfrentados pela comunidade que possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno no desenvolvimento neurológico da criança que gera alterações na comunicação e dificuldade de interação social. O autismo é conhecido como um transtorno do “espectro” porque há uma grande variação no tipo e gravidade dos sintomas das pessoas.

O autismo é um espectro “colorido”, com uma variedade de sintomas e, como tal, possui vários símbolos e cores que os representam. Um dos símbolos que representam este transtorno é o arco-íris, que mostram visualmente a gama de sintomas do autismo, além das diversas habilidades que possuem. Geralmente este símbolo vem acompanhado de peças de um quebra-cabeça ou uma fita.

A educação é uma parte fundamental da vida de todas as crianças, mas muitas crianças com autismo no Brasil não estão recebendo a educação e o apoio de que precisam, por isso para aderir a inclusão de alunos que sofrem com o Transtorno do Espectro Autista nas escolas é necessário a capacitação dos professores, atualmente existe uma ciência que ajuda no desenvolvimento de pessoas com o transtorno, a ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo se torne independente e tenha a melhor qualidade de vida possível.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar