Educação ambiental na escola: ações integradas ao Programa Valores enriquecem as experiências de aprendizagem no Colégio PM ao despertar o interesse dos alunos nas questões socioambientais
Cultivando árvores frutíferas e hortaliças, os alunos do Período Integral do Colégio PM – Unidade Itaquera, que abrange as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, visitam diariamente a Horta Escolar para aprender na prática os conceitos ligados à sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e boa nutrição.
Criado em 2015, o projeto passou por reformulações e, atualmente, a Monitoria de Atividades acompanha e orienta as crianças nos cuidados com o canteiro, visto que são responsáveis por regar a horta e retirar superficialmente a grama que esteja crescendo em meio às sementes e mudas, em paralelo ao trabalho do Jardineiro, que faz o controle de pragas e a manutenção do bosque.
Como mediação do ensino-aprendizagem, essa iniciativa abre um grande leque para o ensino de Ciências Naturais, pois não serve apenas como atividade extraescolar e sim como complemento curricular, uma vez que os alunos já têm uma curiosidade natural para o mundo à sua volta e podem explorá-la de forma significativa.
Tem sido um ótimo meio de trabalhar a interdisciplinaridade, pois as atividades são alinhadas com outras disciplinas, como: Português, com os relatórios de crescimento; Matemática, nas estimativas e gráficos de qual alimento cresce mais rápido e Geografia, para entender a adaptação das culturas ao clima daquele mês etc., além de promover o contato com a natureza, incentivar o trabalho em equipe e abordar o reaproveitamento de materiais utilizados na construção da horta.
A equipe de Nutrição também instrui os alunos sobre a importância da alimentação saudável, com dicas sobre o uso de adubo feito com restos alimentícios e a apresentação de novos alimentos, para que eles possam aprofundar os conhecimentos nutricionais.
Vale lembrar que, periodicamente, o Colégio PM realiza diversas ações de conscientização para a comunidade escolar por intermédio do tradicional Programa Valores, institucionalizado nas 13 Unidades de Educação.