NUTRIÇÃO: DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

A Equipe de Nutrição dos Colégios apresentou aos alunos do Ensino Integral o tema “Desperdício de Alimentos”, que é importante e significativo, por isso, precisa ser sempre relembrado.

Os alunos puderam compreender sobre os impactos negativos do desperdício no que se refere ao meio ambiente, incluindo também os gastos com recursos (água, dinheiro e energia) e ficaram impactados com o número de crianças que passam fome atualmente no mundo e com a quantidade de alimentos que são devolvidos durante o almoço nas Unidades.

Como forma de apoiar essa conscientização criamos os 4 passos contra o desperdício. São eles:

  1. Seja consciente, Coloque no prato somente aquilo que seu organismo pede/necessita;
  2. Lembre-se daqueles que não tem condições de se alimentar diariamente e dos prejuízos causados ao meio ambiente;
  3. Experimente todos os alimentos do prato, assim, poderá distinguir se gosta ou não e, se acostumar com novos sabores e texturas;
  4. Não beba líquidos durante a refeição, comer rápido e beber líquidos prejudica a digestão, a hora da alimentação deve ser um momento de calma, prazer e relaxamento, onde se deve desfrutar calmamente os alimentos.

DICA

Podemos utilizar em algumas receitas, as cascas, bagaços e sementes de frutas, verduras e legumes. Isso contribui para a redução do desperdício, além de aumentar o valor nutricional da preparação, e diminuir o custo.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar