Colégio PM investe na educação financeira para formar cidadãos responsáveis
Começar a falar sobre dinheiro com as crianças desde cedo é muito importante para que comecem a criar consciência financeira. Assim, quanto antes tais assuntos fizerem parte da sua vida, mais natural e intuitiva será a tomada de decisão no complexo mundo das finanças, em especial quando elas se tornarem adolescentes e adultas.
Com o Projeto “Educação Financeira” do Colégio PM – Unidade Penha, que iniciou com a montagem do Minimercado no Espaço de Convivência, a aquisição de acervo teórico norteador e a capacitação dos docentes, os alunos compreendem a relevância do consumo consciente na compra de um brinquedo, um passeio e um lanche, para cuidar dos próprios brinquedos e do material escolar ou ainda para saber poupar com visão de futuro.
Orientados pelos princípios ético-morais e a responsabilidade socioambiental do Programa Valores, levantamos questionamentos diversos, a citar: “Devo fazer certa atividade apenas se for remunerada?”, “Dinheiro compra felicidade, amor ou honestidade?”, “Eu faço qualquer coisa por dinheiro?” e também orientamos sobre o uso dos recursos naturais com o menor impacto possível no meio ambiente, inclusive fechar a torneira enquanto escovam os dentes, apagar a luz e desligar o ventilador ao sair da sala etc., fazendo referência às metas da escola: reduzir em 5% o consumo de água, em 3% a energia elétrica e em 2% o papel.
Consumo consciente no Colégio PM
- Feira de troca: cada aluno traz um pertence que não deseja mais (roupa, acessório ou brinquedo) para permutar com um colega. Todos saem ganhando e evitamos o desperdício.
- Visita ao minimercado: discussões sobre gastos x possibilidades, produtos de necessidades básicas x supérfluos, querer x precisar etc., relacionando aos conteúdos abordados em aula, de acordo com a faixa etária: alimentos produzidos em horta ou pomar, rótulos dos itens e sistema monetário (soma, subtração, resultado e troco).
- Educação nutricional: palestras da equipe de Nutrição sobre o reaproveitamento de alimentos e o desperdício zero.