(11) 3348-4000   |   sac@craz.com.br  Localização
Intranet

Excesso de peso: inimigo da Saúde Pública mundial 13 de janeiro de 2016


Nos dias atuais, o excesso de peso tornou-se um inimigo da Saúde Pública mundial, com uma incidência de 1,5 bilhão de adultos com sobrepeso (Índice de Massa Corpórea – IMC a partir de 25kg/m2), dos quais 500 milhões são classificados como obesos (IMC a partir de 30). Este aumento também está presente em países em desenvolvimento, como o caso do Brasil, onde 82 milhões de adultos estão acima do peso normal (cerca de 60%) e 1 em cada 5 brasileiros é obeso, segundo dados do IBGE.

Dessa forma, estudos têm sido realizados com o objetivo de avaliar o padrão do aumento de peso da população, com base em seu comportamento. O período de festas que ocorre no fim de ano, com festividades e confraternizações, já foi identificado como um dos grandes vilões. Nos Estados Unidos, pesquisas concluíram que mais da metade do ganho anual de peso de adultos se instala nesse momento, com maior ocorrência naqueles que já estavam acima do peso.

Logo, a atenção deve ser redobrada com relação à quantidade de calorias ingeridas para que haja manutenção do peso, sem o ganho de quilos indesejados temperados por remorso. Tomando por base alguns alimentos da época, encontramos no mercado nacional uma fatia (80 gramas) de panetone clássico com media próxima de 300 kcal, enquanto que aqueles que acrescentam gotas de chocolate se aproximam dos 400 kcal por fatia.

Levando-se em consideração uma dieta diária de 2.000 kcal, isto equivale a 20%! Consumo excessivo de frutas cristalizadas deve ser evitado, pois o alto teor de açúcar torna esta opção uma fonte rica de calorias.

Pratos compostos por alimentos ricos em gordura e colesterol, tais como ovos, creme de leite e queijos, devem ser substituídos, assim como as sobremesas elaboradas nas mesas festivas, como cremes e bolos. Deve-se dar preferência para legumes cozidos ou grelhados, além de aproveitar a vasta lista de frutas que dispomos em nosso País para concluir a refeição ao redor da mesa.

O período de festas acompanha-se de folga do cotidiano, incluindo da prática de atividades físicas. Associar excesso de calorias com baixo gasto energético por vários dias a semanas é atitude comum e perigosa que deve ser combatida para que o clima de comemoração não seja seguido por arrependimento e desânimo nas semanas de verão que se seguem.

MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2018 © Todos os direitos reservados