(11) 3348-4000   |   sac@craz.com.br  Localização
Intranet

Formando cidadãos conscientes 4 de setembro de 2018

Palavra-de-Especialista---Educação-em-foco---Formando-cidadãos-conscientes

Coordenador de Ensino do Colégio PM enfatiza a importância das habilidades socioemocionais na formação plena dos alunos

Todos os dias, pais e mães, de vários cantos do mundo, se perguntam em que ponto podem estar falhando na formação dos filhos. Os tempos atuais são repletos de informações e possibilidades, mas os dilemas são recorrentes, inclusive no que tange à parceria com a escola nesse processo, visto que a atuação dos educadores não se resume aos aspectos curriculares.

Ter conhecimento é fundamental, mas saber o que fazer com ele, na prática, depende do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, de modo que a técnica se mostre significativa frente às nossas reais necessidades como seres humanos.

Este cenário não é tão diferente do que vivíamos quando as reflexões dos professores de Ciência Comunitária e Educação Física, Maurício Figueiredo e Simone Gagliardis, ensejaram na criação do Projeto Valores e Família, implementado na Educação Infantil da Unidade Centro no período de 2002 a 2004.

Com base no entendimento de que o respeito mútuo e o bem comum são essenciais para uma cultura de paz, passamos a realizar atividades lúdicas focadas na construção de ideias e de novas perspectivas, incluindo discussões sobre histórias ou mesmo fatos ocorridos no âmbito educacional. Os pequenos  se apropriaram de importantes valores morais e noções de cidadania em seus discursos diários, o que ficou evidente nas trocas com os colegas, com a comunidade escolar e com a família.

Seria impossível relembrar do projeto e não falar do “Nino”, uma figura marcante que representava um garoto advindo de um mundo mágico, onde respeito, cooperação, verdade, lealdade, amor e companheirismo eram a base daquela realidade. Muitos anos se passaram e, em 2017, encontrei uma ex-aluna da pré-escola daqueles tempos, que ainda lembra das mensagens transmitidas pelo fantoche que fazia parte do imaginário daquelas crianças.

A semente plantada há 16 anos germinou e se fortaleceu, servindo de alicerce para a iniciativa que conhecemos atualmente como o Programa Valores do Colégio PM, que faz parte da cultura organizacional em nossas 12 Unidades de Educação.

Buscamos desenvolver nos alunos a capacidade de resiliência,  assertividade e relacionamento interpessoal para ajudá-los a lidar com as frustrações, enfrentar seus desafios e crescer com os mesmos, assim como compreender a diversidade e ter voz ativa em suas relações, sem agressividade.

Nesse sentido, é crucial fomentar a análise crítica e as atitudes em prol dos interesses coletivos, para que o indivíduo reconheça a si próprio por meio do todo e não só da parte, conscientizando-se de seu protagonismo psicossocial em uma sociedade com grande necessidade de transformação.


Por Maurício Figueiredo
Coordenador de Ensino do Colégio PM – Unidade Itaquera,
Psicólogo, Pedagogo e Psicopedagogo

Programa Valores – Saber, Honra e Disciplina

Sustentabilidade : Educação Ambiental na Escola: a responsabilidade socioambiental permeia as disciplinas do currículo de forma interdisciplinar, com participação ativa dos alunos no diagnóstico e na busca de soluções.

Neutralizando o bullying: Combate à intimidação sistemática, por meio de ações que estimulam os valores positivos, rejeitam as atitudes agressivas e previnem conflitos, ressaltando o respeito às pessoas e suas diferenças.

Campanhas de conscientização: Periodicamente, sensibilizamos a comunidade escolar sobre temas de extrema relevância, como saúde e cidadania, incluindo ações de impacto em datas marcantes.

Projetos sociais: Visitas em entidades assistenciais, iniciativas para a comunidade e arrecadações para doação, como: alimentos, roupas, brinquedos etc., com destaque para

Orientação vocacional: Pensando no plano de carreira, é essencial reconhecer as habilidades e os traços de personalidade favoráveis à escolha profissional.

Educação nutricional: Fomento à alimentação saudável perante os alunos e seus familiares, considerando o impacto no desenvolvimento físico e mental na fase escolar.

MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2018 © Todos os direitos reservados