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O FUTURO DA EDUCAÇÃO
O FUTURO DA EDUCAÇÃO

O FUTURO DA EDUCAÇÃO

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto documento normativo, procura padronizar e orientar a escola e, em especial, os professores, quanto a uma nova proposta de ensinar, com base em competências cognitivas, comunicativas e socioemocionais.

O documento está organizado em dez competências gerais da Educação Infantil ao Ensino Médio, envolvendo mobilizações de conhecimentos (conceitos e procedimentos) e habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), bem como atitudes e valores para suprir as demandas do cotidiano, a fim de garantir o crescimento do aluno como cidadão e qualificá-lo para o mercado de trabalho. 

No caso da Educação Infantil, as competências estão presentes nos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento (conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se) e nos campos de experiências, por meio dos quais os direitos são operacionalizados e representam as formas pelas quais as crianças aprendem, devendo ser os elementos norteadores do trabalho pedagógico. 

Já nos Ensinos Fundamental e Médio, tais competências permeiam todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares, tudo isso alinhando às habilidades que serão desenvolvidas em sala de aula.

Nesse cenário de mudanças, o Colégio PM, atendendo às demandas do mundo contemporâneo, vem inovando em suas práticas pedagógicas em pari passu com as legislações vigentes que norteiam a área educativa. Assim, os gestores, a equipe pedagógica e o corpo docente vêm participando de cursos, capacitações, palestras e seminários, além de uma ampla discussão com o Sistema de Ensino Anglo para estabelecer um planejamento de adequação à Base. 

Nessa esteira, as mudanças necessárias já estão acontecendo, de forma gradual, por etapas, sem prejuízos à formação dos alunos. Em consonância à BNCC, foi implementada na matriz curricular, para o ano de 2020, a Língua Inglesa com o material de apoio English Stars, visando ao aprimoramento da Educação Infantil e do 1º ano do Fundamental, o que, progressivamente, será expandido até 9º ano.

Também foram implementados os componentes curriculares Projeto de Vida (Ensino Fundamental II a 2ª série do Ensino Médio), Educação Financeira (Ensino Fundamental II) e Empreendedorismo (Ensino Médio). Com o objetivo de intensificar a qualidade de ensino, a sétima aula foi acrescida na matriz curricular do Ensino Médio, com ampliação da carga horária em todas as séries.

Contudo, vale destacar que o Colégio PM sempre esteve à frente do seu tempo, promovendo o que há de melhor no contexto educacional. Como exemplo, destaca-se o Programa Valores, que sempre priorizou a ética, a cidadania, o socioemocional e a formação integral do aluno. Além disso, a nossa proposta pedagógica é direcionada para o desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. O trabalho pedagógico é pautado na aprendizagem significativa, para que novas relações aconteçam e que cada um avance e construa seu conhecimento, a partir do pensamento crítico-reflexivo, possibilitando ao aluno a versatilidade de agir com protagonismo em diferentes contextos. Para tanto, as aulas são planejadas, criativas, com uso de novas tecnologias.

Por sinal, a inovação tecnológica tem sido uma importante aliada no fazer pedagógico do corpo docente. A BNCC destaca a tecnologia como uma competência que deve permear por todo o currículo, mobilizando conhecimentos e habilidades.

Nesse contexto, a proposta pedagógica desenvolvida pelo Colégio PM tem se voltado para o uso do digital, a fim de integrar, estimular o interesse, o conhecimento, a utilização e a prática de variadas formas de linguagem e comunicação, destacando a importância da cultura digital e potencializando a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, por meio das seguintes plataformas digitais: Plurall, Google For Education, Geogebra, Khan Academy, English Stars e Meu Inglês do COC by Pearson.

Portanto, as metodologias ativas (aula invertida, aprendizagem por projetos e resolução de problemas, times e gêneros digitais, entre outras), desenvolvidas pela equipe pedagógica, complementam a aprendizagem com a utilização de práticas inovadoras, centrada no aluno. Cabendo ao professor o papel de mediar, facilitar e proporcionar ferramentas ao processo educativo, reconhecendo a importância de: “aprender a aprender”, “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser”, com foco no desenvolvimento das competências, como também estabelece a Base Nacional Comum Curricular.

POR JOSIANO MORAES
Assessor Técnico do Colégio PM

 

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