(11) 3348-4000   |   Localização
Intranet

PARTO (AINDA MAIS) HUMANIZADO 8 de maio de 2019

PARTO-(AINDA-MAIS)-HUMANIZADO

Enfermeira Obstetra fala sobre o acolhimento na Maternidade Santa Maria da Cruz Azul, em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a experiência de parto positiva

A maternidade costuma ser um momento único para as mulheres e muitas delas consideram como o mais importante de suas vidas. E, para que possam vivenciá-lo em sua plenitude, na Cruz Azul, colocamos como prioridade o bem-estar materno e fetal por meio de um conjunto de práticas e procedimentos conhecido como parto humanizado, que propicia opções para que a parturiente se sinta mais à vontade ao dar à luz o seu bebê.

Hoje em dia, a gestante participa ativamente de todas as etapas do processo, visto que consideramos os aspectos biopsicossociais para recebê-la de forma acolhedora, ética e segura, respeitando seus princípios e desejos durante o Trabalho de Parto (TP). Tal preocupação traz ainda benefícios para a imunidade e o sistema respiratório do neonato que nasce em seu próprio tempo, não sendo cirurgicamente, como na cesárea.

Em paralelo às reformas estruturais no Centro Obstétrico e a transferência do Pronto-socorro Ginecológico e Obstétrico (PSGO), agora anexo às instalações da Maternidade, dispomos de duas Salas de Parto Humanizado (SPH) devidamente equipadas para proporcionar a assistência integral à saúde em um ambiente mais receptivo, desmistificando assim aquela sensação de estar em uma sala cirúrgica “fria”, impessoal.

Além de ter direito a um acompanhante de sua escolha nos períodos pré, intra e pós-parto, a parturiente também pode opinar sobre diversos pontos, como: a posição do parto, que pode ser a de quatro apoios ao invés da ginecológica tradicional; a real necessidade da indução medicamentosa; a ruptura da bolsa das águas e a alimentação e hidratação no decorrer do TP, entre outros manejos e exercícios para amenizar a dor, incluindo as técnicas do cavalinho, a bola suíça, as barras verticais e a utilização do chuveiro ou da banheira.

Mesmo quando há indicação necessária para realizar um parto cesárea, ainda assim, utilizamos técnicas para aproximar a mãe e o bebê nas primeiras horas de vida. Quando esse concepto nasce com choro forte indicando bem-estar, há o clampeamento tardio do cordão umbilical, o contato pele a pele e o aleitamento materno na primeira hora de vida.

Pensando na saúde da mulher e do bebê, procuramos orientá-la sobre o andamento e a evolução do TP à medida que avaliamos as condições clínicas, como, por exemplo, a monitorização dos sinais vitais maternos e fetais. Buscamos esclarecer os fatos específicos no intraparto, tal como o controle da dor, bem como a incentivamos e encorajamos para que saiba que estamos ali para ajudá-la, levando em conta sua vontade e suas eventuais limitações.

Com cerca de 1.800 partos realizados anualmente, nossa Maternidade dispõe de diversas ações de humanização que contribuem para fortalecer o vínculo familiar, sempre prezando pelo binômio mãe-filho. Assim que o concepto nasce, ele é imediatamente colocado no ventre materno, ainda ligado ao cordão umbilical, e, estando no colo dela, recebe os primeiros cuidados e o leite materno.

Durante a estada deles em nossa Maternidade, que, em geral, dura 50 horas de vida, em todos os momentos, a equipe de Enfermagem Obstétrica está a postos em cada setor para atender às necessidades dessa família, inclusive apoiando o alojamento conjunto desde o nascimento até a alta hospitalar.

Além disso, registramos em cartório os nascidos de segunda a sexta-feira, aplicamos as vacinas (BCG e primeira dose da Hepatite B) e realizamos vários testes, como o da linguinha, o do reflexo vermelho e a triagem auditiva, bem como os beneficiários da Caixa Beneficente da Polícia Militar (CBPM) já saem com a marcação da primeira consulta com o Pediatra, enfim, diversas iniciativas que reiteram nosso compromisso com a humanização e o elevado padrão de qualidade.

Por Adriana Lemes Oliveira
Enfermeira Obstetra da Maternidade Santa Maria da Cruz Azul
MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
Cruz Azul Saúde CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2019 © Todos os direitos reservados