(11) 3348-4000   |   Localização
Intranet

Pesquisadores científicos 28 de janeiro de 2019

Pesquisadores-científicos

Colégio PM fomenta a iniciação científico-tecnológica no plano de carreira

É durante o Ensino Médio que os alunos têm a oportunidade de direcionar e definir uma profissão, um processo que nem sempre é fácil, pois envolve o conhecimento sobre a área de atuação e a compreensão sobre quais serão os caminhos a trilhar para atingir seus objetivos. Entretanto, apenas cursar a universidade não significa ter a clareza destes objetivos, pois conhecimento exige estudo e pesquisa, pontos que nem sempre são apresentados durante os cursos de graduação.

Olhando para os meus alunos, notei que havia a necessidade de informá-los a respeito do ingresso em pesquisa e da importância da atividade de iniciação científica para suas carreiras, dentro e fora da academia. A grande maioria não sabia que, mesmo enquanto graduandos, eles poderiam trabalhar com pesquisa básica ou avançada. Na visão de muitos, isso só seria possível depois da graduação, via especialização, mestrado ou doutorado.

Informados sobre esta possibilidade, muitos buscam os meios para se inscrever em projetos de iniciação científica dentro dos cursos escolhidos. Assim ocorreu com o ex-aluno do Colégio PM – Unidade Centro, Murilo Cardoso Torres, que está cursando Engenharia Química na Universidade Federal de Ouro Preto e faz parte de um grupo de pesquisa sobre “Produção de biogás em reatores anaeróbios alimentados continuamente com mistura de vinhaça e hidrolisado hemicelulósico”, contando com uma bolsa de estudos para dedicar 15 horas de trabalho por mês, incluindo as publicações que precisa produzir.

Exemplos como esse são importantes para que a pesquisa possa ser entendida como instrumento de aprimoramento pessoal e coletivo. A necessidade de buscar o entendimento e reconhecer a ciência como conhecimento passam assim a ser amplos, valorizados e democráticos, consoante ao lema do Colégio PM: saber, honra e disciplina.

 

Por Prof. Dr. Carlos Eduardo Ortiz
Doutor em História da Ciência e Professor de Biologia
do Colégio PM – Unidade Centro
MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
Cruz Azul Saúde CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2019 © Todos os direitos reservados