(11) 3348-4000   |   sac@craz.com.br  Localização
Intranet

Pets na escola 4 de setembro de 2018

Palavra-de-especialista---Valores---Pets-na-escola

No Colégio PM, animais de pequeno porte contribuem positivamente para o processo de ensino-aprendizagem

Pensando na formação integral do indivíduo, o que inclui o fortalecimento de suas habilidades socioemocionais, o Projeto Pet do Colégio PM – Unidade Vila Talarico propicia experiências sadias de convívio ao trazer animais para o ambiente escolar. A iniciativa, que começou em 2017, estimula nos alunos a importância do cuidar, da convivência e do aprender no concreto, resgatando os valores universais por meio do alinhamento coerente entre o discurso e a prática.

Iniciamos com dois aquários, um de água doce e outro de água salgada. Com isso, observamos que se intensificaram tanto as visitas dos alunos quanto o uso deste recurso pelos educadores. Então, começaram a chegar outros moradores doados pela comunidade escolar: um hamster, um esquilo da Mongólia, um porquinho da Índia e depois os coelhos, assim como os gafanhotos, larvas de besouros e baratas mexicanas que compramos para o estudo interdisciplinar.

Desse modo, os estudantes podem ter mais contato com os animais, exercitando, assim, o cuidado, a proteção, a afetividade, o respeito, a responsabilidade e até mesmo conscientizando-os sobre mudanças de conduta, como na forma de descer as escadas para não assustar os bichinhos, além de trabalhar junto com eles a educação ambiental e a associação prática de conteúdos ministrados em sala.

Os pets ficam disponíveis para cuidados e interações nos horários de intervalo. Eles também participam das atividades pedagógicas que têm conteúdos pertinentes e eventualmente visitam as turmas da Educação Infantil e do Período Integral.

Curiosidade: são 20 animais de pequeno porte adotados, sendo 11 deles acolhidos por alunos e ex-alunos, sete por colaboradores (inclusive terceirizados) e dois pela comunidade do entorno.

Em paralelo, com o Projeto Adoção, é possível adotar esses filhotes de hamsters e coelhos, mediante o comprometimento em cuidar do bichinho de estimação, considerando seus hábitos e necessidades.


Por Adriana Zoppello Spadotto
Ex-Diretora do Colégio PM – Unidade Vila Talarico e atual Diretora
do Colégio PM – Unidade Penha
MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2018 © Todos os direitos reservados