(11) 3348-4000   |   Localização
Intranet

SÍNDROME DA MÃO-PÉ-BOCA 9 de janeiro de 2020

DRA CASTORINA DIAS

Pediatra da Cruz Azul explica sobre essa doença viral que é comum na infância, mas que também pode acometer os adultos

A doença da Mão-pé-boca (DMPB), em inglês Hand, foot and mouth disease (HFMD), é causada pelo vírus Coxsackie. Sua transmissão ocorre pelo contato direto com a saliva, as fezes e outras secreções, assim como por meio de objetos e alimentos contaminados. Portanto, é importante manter a higiene das mãos sempre lavando após ir ao banheiro, antes de preparar as refeições e, ainda, antes de comer. 

O período de incubação é de um a sete dias após o contágio. Os sintomas, que têm a duração média de sete dias, costumam desaparecer espontaneamente, iniciando com a febre, depois com o surgimento de manchas vermelhas com pequenas bolhas na pele, em geral na palma das mãos, na planta dos pés e ao redor dos lábios, entretanto, podem aparecer em outros locais do corpo, como, por exemplo, as regiões glúteas e genitais. Igualmente manifestam-se manchas vermelhas com vesículas na boca, que podem evoluir com ulcerações. 

O tratamento é direcionado para o alívio dos sintomas, com analgésicos e antitérmicos. Vale lembrar que, como as aftas dificultam a ingestão de alimentos e certos líquidos, é necessário oferecer opções de fácil deglutição, como as sopas e as papinhas, de preferência frias, para evitar desconforto. Além disso, as pessoas que estejam com a manifestação dessa síndrome devem ficar afastadas temporariamente da escola e/ou do trabalho. 

POR DRA. CASTORINA DIAS DE TOLEDO WERNECK
Pediatra do Ambulatório Cambuci da Cruz Azul
MENU
Últimas Notícias
Cruz Azul de São Paulo
Av. Lins de Vasconcelos, 356 – Cambuci
CEP: 01538-900 – São Paulo – SP
(11) 3348-4000
Como Chegar
Prêmios & Certificações:
Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Links Úteis:
Cruz Azul Saúde CBPM POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO Cruz Azul Cruz Azul Cruz Azul
Cruz Azul 1925/2020 © Todos os direitos reservados