MENU
Saúde da Criança

Pedagoga da Cruz Azul fala sobre a humanização na promoção da saúde das crianças hospitalizadas

Propondo alternativas para auxiliar na recuperação das crianças que passam pelo processo de hospitalização e contribuir para a preservação da sua saúde emocional, a Brinquedoteca da Unidade de Internação Pediátrica do Hospital Cruz Azul busca um ambiente humano com estímulos lúdicos, adequados às necessidades próprias do desenvolvimento infantil. Juntamente com a equipe  multidisciplinar, buscamos possibilitar a socialização por meio de atividades lúdicas, brincadeiras, jogos, brinquedos e também pela interação com voluntários de diferentes Organizações Não Governamentais (ONG).

Durante a semana, as atividades do espaço são coordenadas pela Pedagoga, que acolhe os pacientes e seus responsáveis com brincadeiras, jogos educativos, oficinas de artes, sessão de cinema com pipoca e comemoração de datas festivas, como no Dia das Crianças.

O andar sempre fica mais agitado quando os voluntários contadores de histórias da Associação Viva e Deixe Viver atuam nos quartos e leitos de enfermaria, semeando o prazer pela leitura.

Quinzenalmente, o Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais (INATAA) realiza uma ação assistida por cães terapeutas na Brinquedoteca.

Nos finais de semana, a ONG Canto Cidadão desenvolve o Projeto EnCanta na Brinquedoteca, em que voluntários convidam os pacientes e seus acompanhantes para realizar atividades lúdicas envolvendo o teatro, a música e as artes, tais práticas amenizam o tempo ocioso dos pequenos pacientes, promovendo melhorias nos aspectos biológicos, intelectuais e sociais das crianças que enfrentam a doença.
 

Contação de histórias da Associação

Viva e Deixe Viver   
 

Projeto EnCanta da ONG Canto Cidadão 
 

Cães terapeutas do INATAA
 

Por Karine Pinheiro
Pedagoga da Brinquedoteca do Hospital Cruz Azul,
especialista em Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual e Pedagogia Hospitalar

 

Compartilhe: