TEMPO DE ESPERA
NO PRONTO-SOCORRO
---
00:00
---
00:00
---
00:00
---
00:00

Período de espera estimado em caso de atendimento médico que não seja emergencial - Atualizado em:

ÚLCERA PÉPTICA

24 de abril de 2017

dr-karin-warde_gastroenterologista


Gastroenterologista fala sobre essa doença que tem maior incidência na população masculina

A úlcera péptica é uma ferida na parede do estômago ou duodeno (a primeira parte do seu intestino delgado). Se as úlceras pépticas são encontradas no estômago, elas são chamadas de úlceras gástricas. Se encontradas no duodeno, são chamas de úlceras de duodeno (ou duodenais). Você pode ter mais do que uma úlcera. Muitas pessoas têm úlcera péptica. Elas podem ser tratadas com sucesso e, nesse caso, procurar o seu médico é o primeiro passo.

As úlceras pépticas são causadas por uma bactéria chamada Helicobacter pylori (também conhecido pela abreviação H. pylori) e por drogas Anti-inflamatórias Não Esteroides (AINE), como a Aspirina e o Ibuprofeno.

Uma úlcera é uma área focal do estômago ou duodeno que foi danificada pelo ácido gástrico e sucos digestivos, levando a uma perda do revestimento mucoso local com certa profundidade (isto as diferencia das erosões, que são mais rasas). A maioria das úlceras não são maiores que uma borracha escolar, mas elas podem causar dor e desconforto importantes.

Isso ocorre porque nosso corpo fabrica ácidos fortes que digerem os alimentos. Uma barreira interna protege o estômago e o duodeno contra estes ácidos, porém, o H. pylori e as medicações AINE enfraquecem esta barreira permitindo que o ácido atinja as paredes do estômago e duodeno.

O H. pylori é responsável por quase dois terços de todas as úlceras. Muitas pessoas têm a infecção mas nem todas que têm a infecção irão desenvolver a úlcera péptica. A maioria das outras úlceras é causada pelas drogas AINE. Raramente outras doenças causam úlceras.

Calcula-se que esta bactéria esteja presente em até 80% dos brasileiros, dependendo da região. Provavelmente é adquirida na infância, em decorrência das más condições de saneamento básico em nosso país. Como se pode perceber, apenas uma fração dos portadores da bactéria acabará apresentando úlcera decorrente de sua presença e ação no estômago. Assim, acredita-se que a doença ocorra em indivíduos que apresentam fatores adicionais à presença da bactéria (predisposição genética, por exemplo).

Além disso, há bactérias mais e menos agressivas dentro desta espécie e o tipo da bactéria infectante também acaba tendo um papel importante.

As úlceras duodenais ocorrem mais frequentemente entre os 30 e os 50 anos de idade e são duas vezes mais comuns em homens. Já as úlceras gástricas (no estômago) são mais frequentes após os 60 anos e em mulheres.

A segunda maior causa das úlceras é a irritação do estômago decorrente do uso regular de Anti-inflamatórios Não Hormonais (AINH). Os efeitos colaterais gastrointestinais induzidos pelos AINH podem ser evitados ao usar medicamentos alternativos sempre que possível.

Se você usa este tipo de remédio com frequência (muitas vezes por conta própria), um médico poderá esclarecer suas dúvidas sobre o potencial para causar problemas gastrointestinais – entre os quais está a úlcera. Ele poderá recomendar uma troca no medicamento em uso (quando possível) ou a adição de algum outro remédio para uso em conjunto com o anti-inflamatório, objetivando prevenir a ulceração.

Com relação aos sintomas, uma dor em queimação na “boca do estômago” é o mais comum. É sentida como “aborrecida”. Vem e vai por uns poucos dias ou semanas.  Começa de duas a três horas após uma refeição. Vem no meio da noite quando seu estômago está vazio e, geralmente, melhora após comer. Outros sintomas que podem ocorrer são: perda de peso, náuseas, vômitos ou má digestão.

As úlceras pépticas poderão piorar se não forem tratadas. Porém, podem ser curadas facilmente com o tratamento adequado. Os medicamentos para úlcera péptica são: inibidores da bomba de prótons, como o Omeprazol, ou bloqueadores dos receptores da histamina, sendo utilizados para interromper a produção de ácido pelo estômago.

Por vezes, são prescritos antibióticos para matar a bactéria.

Dependendo dos seus sintomas, você pode tomar um ou mais destes medicamentos por poucas semanas. Eles interromperão a dor e ajudarão a cicatrizar seu estômago ou duodeno.


Importante

Se as AINE forem a causa da sua úlcera péptica, você deverá parar de tomá-las. Se você fuma, abandone esse hábito, pois o fumo torna a cicatrização da úlcera mais lenta. É conveniente também evitar outros alimentos e bebidas durante o tratamento, tais como: café, refrigerante, álcool e bebidas quentes, visto que os mesmos podem causar a piora dos sintomas.

 

Os perigos da automedicação

O ato de tomar remédios por conta própria para o alívio imediato de alguns sintomas, sem orientação médica, pode trazer consequências graves, como: comprometer a eficácia de tratamentos, agravar doenças, aumentar a resistência de micro-organismos, provocar intoxicações e reações alérgicas etc., pois todo medicamento possui riscos que são os efeitos colaterais.


Por Dr. Karim Repsold Jorge Warde
Gastroenterologista do Hospital Cruz Azul

Categoria(s): Palavra de Especialista | Saúde
Tag(s):

Cruz Azul de São Paulo - Todos os direitos reservados © 2019-2020