TEMPO DE ESPERA
NO PRONTO-SOCORRO
---
00:00
---
00:00
---
00:00
---
00:00

Período de espera estimado em caso de atendimento médico que não seja emergencial - Atualizado em:

UM DESAFIO NO TRATAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL

18 de fevereiro de 2020

Ortopedista inova com Dispositivo de Tração especialmente desenvolvido pela equipe de Manutenção da Cruz Azul para a realização de procedimento cirúrgico de alta complexidade

As doenças da coluna vertebral, particularmente as que produzem dor nas costas, acometem até 85% da população no decorrer da vida. Devido ao impacto catastrófico no bem-estar, na autonomia e nas atividades do trabalho, muitos avanços ocorreram nas últimas décadas para o controle dos sintomas. As escolioses flexíveis contam com materiais de terceira geração e permitem tratamentos eficientes.

Porém, ainda existem doenças como a do paciente K.J.S.C., 16 anos, com escoliose rígida de alto valor angular e deformidade grave do tronco, produzindo incapacidade física e respiratória progressivas. Para piorar, o jovem passou um longo tempo tentando acesso ao tratamento adequado de sua deformidade, enquanto a mesma progredia. Sua mãe emocionou-se antes mesmo da primeira consulta, tamanha era sua felicidade por ter conseguido chegar ao Hospital Cruz Azul. 

Para melhorar aquela condição, deveríamos fazer várias abordagens, sendo uma cirurgia pela frente, outra por trás e, entre elas, mantê-lo em tração com um halo craniano. O intuito era corrigir a curva o máximo possível, com segurança e sem produzir lesões neurológicas. Entretanto, por ser um caso raro, quase nenhum serviço dispõe de mecanismos adequados para tal tração e, aqueles que possuem, são, em sua maioria, improvisações de uso pouco seguro.

Tínhamos apenas duas alternativas. A primeira seria declinar do caso, mesmo sabendo que aquilo poderia selar o destino de um adolescente e inviabilizar sua melhora definitivamente. A segunda opção seria produzir ou adaptar algum aparelho para a tração, o que nos parecia muito difícil. Mas, para nossa grata surpresa, contamos com o apoio do Setor de Manutenção da Cruz Azul, que, após apresentar-lhes o problema, desenvolveram com celeridade um aparelho para essa tração. 

De tão eficiente, deu à equipe o conforto e a confiança necessários para enfrentar o desafio cirúrgico e tornou-se o item fundamental para reduzir uma curva de 118 graus para menos de 50. Um sistema muito prático, composto por uma torre com conjunto de cordas e roldanas para tração, capaz de ser manipulado com segurança para o paciente.

Agora, quatro meses após as cirurgias, o paciente está feliz e criou novas perspectivas para sua vida, retornando às suas atividades escolares. Melhoraram suas dores, o desequilíbrio e a autoestima. Sua mãe, que chegou até nós aos prantos pelo desespero do filho cada vez mais deformado, hoje novamente em prantos diz que: “é Deus no Céu e Cruz Azul na Terra”, para demonstrar sua gratidão. 

Apesar do tratamento envolver em torno de 300 colaboradores, desta vez foi fundamental a participação dos heróis da Manutenção, com sua competência e dedicação. O caso mostra que todos, de uma forma ou de outra, mesmo que não tão visíveis, são necessários e participam efetivamente no sucesso dos tratamentos na instituição. Assim como uma corrente, que é tão forte quanto seu elo mais fraco, cada um deve ter consciência de sua real importância. 

Temos dois troféus após este caso exitoso. O primeiro deles – e a maior recompensa – é o próprio paciente satisfeito e recuperado. E o segundo é o nosso Dispositivo de Tração, fruto da engenhosidade de nossa equipe de manutencistas. Não importa quanto tempo passe ou quantos outros pacientes se beneficiem do equipamento, importa saber que essa inovação fez o bem a alguém e mudou sua vida. Finalmente, também recompensado, ouso parafrasear o poeta Martins Fontes: “Como é bom ser bom”.

POR DR. SILVIO CARLOS FERREIRA
Ortopedista e Chefe do Grupo de Coluna do Hospital Cruz Azul

Categoria(s): Hospital Cruz Azul | Palavra de Especialista | Saúde
Tag(s): , , ,

Cruz Azul de São Paulo - Todos os direitos reservados © 2019-2020

Agência de Marketing e Gerenciamento Digital DocPix.net