TEMPO DE ESPERA
NO PRONTO-SOCORRO
---
00:00
---
00:00
---
00:00
---
00:00

Período de espera estimado em caso de atendimento médico que não seja emergencial - Atualizado em:

VARIZES E SEUS CUIDADOS

22 de dezembro de 2016

Especialistas da Cruz Azul falam sobre a prevenção e o tratamento de doenças varicosas

Quem nunca viu ou ouviu falar dos famosos vasinhos nos membros inferiores, seja pelo incômodo doloroso ou mesmo pelas causas estéticas? Mas você sabe o que realmente são?

Conceitualmente, as varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas que perderam a sua principal função: o retorno do sangue dos membros inferiores (MMII) ao coração.

Esta insuficiência venosa crônica (IVC) apresenta uma alta prevalência mundial. No Brasil, acomete aproximadamente de 41 a 62% das mulheres e 13 a 37% dos homens.

Quanto aos fatores de risco, muitos têm sido atribuídos ao aparecimento das varizes, dentre os quais merecem destaque: a gravidez e a obesidade nas mulheres – sendo este último ainda não bem caracterizado nos homens – idade avançada, histórico familiar de varizes, sedentarismo, assim como a postura e profissão exercidas, em especial as que se caracterizam por uma longa permanência em pé ou sentados.

Os sintomas relacionados à doença varicosa são: sensação de peso, cansaço, inchaço, queimação, pontadas, formigamento, coceira e câimbras. Esses sintomas normalmente melhoram ou estão ausentes em repouso e elevação dos membros inferiores, aparecendo ou piorando durante as atividades diárias habituais, intensificando-se ao final do dia.

Os sinais da doença varicosa são: as famosas “aranhinhas vasculares”  (telangiectasias), as veias varicosas propriamente ditas, o inchaço, as manchas na pele (escurecimento) e, por fim, a tão temida úlcera venosa. Além destas, podem haver as varicoflebites (formação de coágulos e inflamação das varizes) e a varicorragia (sangramento).

Conforme história, exame físico e o ecodoppler venoso, o cirurgião vascular vai optar pelo melhor e mais adequado tipo de tratamento, seja ele clínico, com uso de medicação específica e meia elástica, ou cirúrgico, a depender do tipo e graduação das varicosidades.

Alguns fatores melhoram a recuperação e o resultado cirúrgico final, como perda de peso e atividade física pré-cirúrgica, assim como o controle das doenças crônicas associadas. A idade avançada por si só não constitui uma contraindicação absoluta ao procedimento cirúrgico, no entanto, para maior elucidação, consulte sempre um cirurgião vascular de sua confiança.


Por Dr César Navarro Morales e Dr. José Alberto Florêncio Pereira
Cirurgiões Vasculares da Cruz Azul de São Paulo

Categoria(s): Cruz Azul | Hospital Cruz Azul | Palavra de Especialista | Saúde
Tag(s):

Cruz Azul de São Paulo - Todos os direitos reservados © 2019-2020