MENU
Lesão por Pressão

Lesão por Pressão

A LESÃO POR PRESSÃO E O TRATAMENTO REALIZADO PELA ESTOMATERAPIA NA CRUZ AZUL DE SÃO PAULO

16 de junho de 2021

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, dezenas de milhões de pessoas no mundo, são vítimas de lesões incapacitantes e de morte em consequência das práticas inseguras de saúde. Tais incidentes afetam em média um a cada dez pacientes. Essa estimativa é maior em países em desenvolvimento. Entre as mais citadas está a Lesão por Pressão (LP).

A LP é um dano localizado na pele ou em tecidos mais profundos, podendo alcançar músculos e ossos. Ela ocorre como resultado da pressão intensa, geralmente sobre proeminências ósseas ou relacionada ao uso de dispositivos médicos. A Lesão por Pressão pode variar em gravidade, com manchas vermelhas aparecendo no corpo no estágio 1 e lesões profundas até músculos e ossos no estágio 4.

As instituições de saúde não estão poupando esforços para evitar essas lesões, que são, infelizmente, muito comuns. Aqui no Complexo Hospitalar Cruz Azul de São Paulo, caminhamos ao lado de avanços nesta área, já que temos um legado importante dentro da especialidade que trabalha de perto com esse assunto: a Estomaterapia.

Esta área da enfermagem tem o objetivo de prevenir a perda da integridade da pele, voltada para a assistência e cuidado de pessoas com estomias, feridas (agudas e crônicas), fístulas, drenos, cateteres e incontinências (anal e urinária). O Estomaterapeuta atende pacientes em aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, ele busca as melhores alternativas de tratamento em cada situação, podendo cuidar de casos no ambiente hospitalar, ambulatorial e doméstico.

Este grande trabalho de Estomaterapia realizado na Cruz Azul só foi possível com os esforços da enfermeira Elisabete Capalbo Ferolla. Graças ao reconhecimento recebido, fomos convidados a participar de uma Campanha Internacional chamada “Troque o L pelo P, Prontos para Proteger”, que vai conferir um selo de qualidade ao melhor projeto de prevenção à Lesão por Pressão apresentado por grandes instituições.

Ainda que nosso projeto já fosse almejado com ações internas da nossa Comissão Interdisciplinar de Prevenção, Avaliação e Tratamento de Lesões Cutâneas com objetivo de trazer mais qualidade à nossa assistência, resolvemos apostar nele e apresentá-lo nesta Campanha. E, para nossa grata surpresa, conseguimos a segunda colocação na primeira fase da campanha.

A Campanha terá o resultado final em setembro, e esperamos trazer este orgulho para nossa Instituição, mas o que já ganhamos é tão especial quanto a premiação: a demonstração de que a enfermagem é unida e forte, que esta união traz o crescimento de nossa profissão e o bem-estar dos nossos pacientes.

Compartilhe: