MENU
É POSSÍVEL ADESTRAR O LEÃO?
É POSSÍVEL ADESTRAR O LEÃO?

É POSSÍVEL ADESTRAR O LEÃO?

Professora de Empreendedorismo do Colégio PM promove reflexões sobre o Imposto de Renda (IR) com os alunos do Ensino Médio

Março e abril costumam trazer discussões sobre o Imposto de Renda: quem deve declarar, se houve mudanças nas regras, as deduções, restituições etc. Popularmente conhecido como “Leão”, o IR gera inúmeras dúvidas, um tema que foi debatido produtivamente em nossa comunidade escolar, pois os alunos ouvem tais questionamentos e, às vezes, não sabem como respondê-los ou mesmo não os entendem.

Então, colocamos as “mãos na massa”! Como a sala de aula deve estar sempre conectada com a sociedade, abordamos esse temido assunto na disciplina de Empreendedorismo, a fim de construir conhecimento para que os jovens possam não só entender o contexto do IR, como também orientar pais e familiares sobre a declaração.

Falamos dos prazos, das normas (como a inscrição de todos os dependentes, inclusive recém-nascidos, e a impossibilidade da dedução de gastos com empregados domésticos), os rendimentos tributáveis, a retenção do imposto direto na fonte para trabalhadores conforme a base de cálculo da Receita Federal e afins.

Ao se falar de restituições, usamos a pesquisa como instrumento para comparar as restituições feitas em 2019 e 2020, observando, assim, que serão efetivadas em cinco lotes (e não mais em sete), sendo o primeiro liberado em maio. Nesse ponto, um dos alunos fez menção a um “meme”: “Eu te odeio, Imposto de Renda! Já fiz minha declaração”, o que trouxe para o campo de discussões um ponto sensível: como é usado o dinheiro dos impostos?

Considerando que, no ano passado, foi arrecadado 1,57 trilhão de reais em tributos, a turma aprendeu sobre a aplicação desses recursos pelo Governo Federal, em serviços essenciais, tais como: saúde, educação, transporte público, programas de geração de empregos, inclusão social, entre outros. E você, já adestrou seu “Leão”?

Compartilhe: