Neste mês, o Colégio PM celebra a campanha Abril Colorido e a conscientização do Autismo, também conhecido como Transtorno de Espectro Autista (TEA),  uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restritivo e movimentos repetitivos).

O diagnóstico é clínico e pode ser realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores. Alguns sintomas do TEA aparecem antes dos 3 anos de idade, ou com um possível diagnóstico por volta dos 18 meses, e o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para que aumente as possibilidades de melhorar a qualidade de vida de quem possui autismo.

As adversidades enfrentadas pelos portadores do transtorno e seus responsáveis estão ligadas, principalmente, a discriminação e o medo de falta de assistência adequada. Portanto, o autismo é uma condição que exige o máximo de conhecimento para obter as melhores informações e cuidados durante a vida pessoal e, em especial, na inclusão em ambiente escolar para facilitar e contribuir para o desenvolvimento.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar