Arte Educadora do Colégio PM aborda a importância de levar as crianças e adolescentes ao despertar das emoções, dos valores e da ética por meio da música no ambiente escolar

Pensar na educação com a simples visão reducionista de “ensinar a ler e escrever” é limitar o papel da escola, papel esse que está comprometido com desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos alunos. É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da instituição de ensino possibilita o trabalho das emoções e da sensibilidade, a percepção auditiva e a sociabilidade, entre tantas outras coisas.

Por meio da música, inclusive as aulas de Coral e de Flauta, há a possibilidade de proporcionar a vivência com outros contextos socioculturais aos educandos do Ensino Fundamental l. Assim, desde o ano 2000, a proposta de Educação Musical na Unidade Vila Talarico do Colégio PM busca desenvolver a autoestima, valorizar os dons apresentados para a musicalização, contribuir fortemente para o processo natural de aculturação, apresentar modelos positivos na autoafirmação de suas personalidades em formação e ainda promover várias formas de participação e integração, em que os alunos podem exercer sua originalidade e iniciativa, além de contemplar a reflexão, a autodisciplina e a solidariedade, bem como desenvolver a criatividade e o gosto estético.

A prática da cidadania pelo exercício da participação dos projetos coletivos melhora a autoestima e isso reflete de imediato na qualidade de vida, com expressivo retorno qualitativo para a família e para a escola, em consonância com o Programa Valores institucionalizado as 13 Unidades do Colégio PM. Sendo assim, para o sucesso e continuidade desta iniciativa, é fundamental que todos os envolvidos tenham consciência da sua importância e de como contribuem para essa filosofia de valorização da vida.

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PROJETO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA

  • Ampliar o repertório artístico e cultural, com ênfase na pluralidade e na diversidade
  • Despertar a sensibilidade e o respeito por si e pelo próximo
  • Exercitar a disciplina, o pensamento crítico e o civismo
  • Resgatar o comprometimento com a ética e os valores humanos
  • Dar oportunidades e fortalecer as habilidades socioemocionais para a melhoria da autoestima
  • Demonstrar a importância do bom relacionamento e do espírito cooperativo
  • Enriquecer as experiências de convívio de forma construtiva e lúdica
  • Valorizar o trabalho em grupo e o bom comportamento
  • Desenvolver o espírito de liderança e a autoconfiança
  • Propiciar autonomia e iniciativa na tomada de decisões sadias e seguras
  • Manter uma convivência harmoniosa e alegre dentro do grupo
Por Prof. Andréa Marques de Paula da Silva
Pedagoga especialista em Educação Musical do Colégio PM / Arte Educadora com Habilitação em Música
Unidade Vila Talarico

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