JANEIRO BRANCO – SAÚDE MENTAL

 em Notícias

No ano de 2014, no município de Uberlândia, Minas Gerais, psicólogos e estudantes de psicologia realizaram pequenas ações voluntárias com o objetivo de conscientizar a população sobre Saúde Mental, dando início a campanha Janeiro Branco. A escolha da cor e do mês reforça a simbologia atrelada à novas oportunidades. No começo do ano, muitas pessoas vivenciam o processo de reflexão sobre suas histórias e traçam metas focando no bem-estar, como uma folha branca que ainda será escrita.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Saúde Mental como “um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição à comunidade”. Segundo a Psicóloga Supervisora do Hospital Cruz Azul de São Paulo, Michele Montrose Ledesma, Saúde Mental está diretamente interligada à adequada capacidade de adaptação às exigências, considerando seus pensamentos e sentimentos.

“É urgente e necessário quebrar paradigmas, findar a negligência com nossas necessidades relacionadas aos aspectos emocionais e esclarecer que sem Saúde Mental, não há saúde. A sociedade iniciou uma discussão, mas ainda carrega um intenso preconceito considerando sintomas psiquiátricos como fraqueza ou falta de vontade. A partir desta percepção com foco em promoção, proteção e prevenção à Saúde Mental, políticas públicas podem ser desenvolvidas de maneira efetiva.”.

Michele explica que a sociedade está vivendo um período de ansiedade muito intenso, com estresse frequente e exigências excessivas. “Estamos expostos à inúmeras situações adversas e, por vezes, nossas estratégias para lidar com tantos estímulos mostram-se pouco adequadas, potencializando os sofrimentos”.

De acordo com uma pesquisa, entre os principais sinais de problemas relacionados à Saúde Mental, estão: 

  • Cansaço frequente sem causa aparente; 
  • Alterações no sono (quantidade e qualidade); 
  • Prejuízos na capacidade de concentração; 
  • Dificuldade para organizar pensamentos e tarefas; 
  • Dores físicas injustificadas, geralmente apontadas como tensionais; 
  • Ausência de prazer em atividades que antes eram percebidas como positivas; 
  • Irritabilidade elevada; 
  • Déficit no autocuidado, incluindo hábitos de higiene e ausência de perspectivas futuras.

O cuidado adequado à Saúde Mental tem início no exercício de auto-observação. Para a Psicóloga, há um histórico de negligência para este olhar mais profundo. A importância da psicoterapia não está apenas no foco do tratamento, mas na possibilidade de prevenção à medida em que viabiliza maior autoconhecimento.

“Identificar os chamados ‘gatilhos’ do que nos desestabiliza e resgatar recursos de enfrentamento utilizados em situações de crise anteriores são eficazes para autopreservação. Atitudes práticas no dia a dia devem ser encaixadas gradativamente na rotina. Exercícios físicos liberam endorfina, o que proporciona sensação de bem-estar. Momentos breves de relaxar, de prestar atenção à sua respiração e nos sinais do seu corpo são muito úteis para um contorno dos nossos alcances”, explica Michele Montrose Ledesma.

 

Michele também declara que reconhecer e estabelecer limites é fundamental em todo processo. De acordo com a Psicóloga, as pessoas estão acostumadas a cumprir obrigações e esquecem de suas próprias necessidades. 

“Priorizar um tempo para realizar o que nos faz bem, manter boas relações e desconectar-se das redes são ações tímidas, porém necessárias. Devemos ter em mente que o tratamento será indicado para situações mais críticas e, se for o caso, devemos procurar por um psicólogo ou um psiquiatra. Estes são os profissionais adequados para diagnosticar e alinhar uma conduta condizente. Nem toda tristeza é depressão; nem toda angústia é ansiedade. Estamos falando de saúde integral e postergar a busca por apoio, amplia a redução na qualidade de vida”.

A Psicóloga afirma que existem inúmeras iniciativas públicas e privadas, desde pequenos passos à sensibilização até ações com foco na reflexão ampla. No ambiente corporativo, atividades como palestras, rodas de conversa e oficinas, podem trazer um resultado positivo para os colaboradores.

“A conscientização deve ser constante e a campanha Janeiro Branco é um marco para o início desta abordagem com continuidade posterior. Falar sobre Saúde Mental e manter um canal de comunicação aberto e seguro é fundamental para combater tabus, informar e inspirar mudanças efetivas no nosso autocuidado”, encerra a Psicóloga Michele Montrose Ledesma.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar