TEMPO DE ESPERA
NO PRONTO-SOCORRO
---
00:00
---
00:00
---
00:00
---
00:00

Período de espera estimado em caso de atendimento médico que não seja emergencial - Atualizado em:

OS RISCOS DO QUEBRA – CRÂNIO

28 de maio de 2020

Psicólogo Escolar fala sobre a importância de rejeitar atitudes agressivas e estimular comportamentos positivos entre os alunos

Ao darmos início no calendário escolar do Colégio PM, nos deparamos com a circulação de vídeos a respeito de uma “brincadeira” um tanto inadequada, chamada de “quebra-crânio”, a qual propunha um desafio que preocupou professores, pais e responsáveis. Trata-se de uma sabotagem com uma pessoa, em que duas outras lhe derrubam através de uma rasteira, sem que este primeiro indivíduo saiba.

Devido aos sérios riscos àquele que cai (fraturas nos braços, coluna e cabeça, podendo levar à morte em casos mais graves, devido à hemorragia intracraniana e ao traumatismo), a repercussão também preocupou muitos neurologistas, que, de modo muito sensato, conscientizaram os jovens ao efeito contrário.

Sendo assim, foram elaborados muitos outros vídeos de caráter explicativo, elucidando o grande risco que a “brincadeira” promove. A conscientização viralizou nas redes sociais de forma positiva e o Colégio PM não ficou atrás, divulgando o trabalho das Unidades da rede de ensino, realizado com alunos e professores, por intermédio do Programa Valores.

Sabemos que é necessário conscientizar os jovens constantemente, com o fortalecimento de questões como a empatia e a autoestima. Muitas vezes, eles são instruídos por outros a praticar um ato como este e acabam se envolvendo em atitudes inoportunas como essa, por medo de sofrer bullying ou até mesmo por receio de represálias.

Desse modo, vale lembrar a importância da orientação dos alunos em casa e no cenário escolar. Por isso, nós, Psicólogos, reafirmamos nosso compromisso com os pais, responsáveis e com os próprios alunos, orientando as turmas acerca das diretrizes para contornar o ato e promover um ambiente educativo agradável, onde o respeito prevalece, com solidariedade e compreensão, sem esquecer dos valores que nos norteiam: saber, honra e disciplina.


POR ALEX CARES MOURA
Psicólogo Escolar do Colégio PM – Unidade Santo André

Categoria(s): Educação | Palavra de Especialista
Tag(s):

Cruz Azul de São Paulo - Todos os direitos reservados © 2019-2020

Agência de Marketing e Gerenciamento Digital DocPix.net