MENU
Saúde Mental

Saúde Mental

SAÚDE MENTAL – ENTENDA O QUE É TRANSTORNO DE ANSIEDADE

23 de fevereiro de 2023

A ansiedade é uma reação natural do ser humano. Evolutivamente, foi necessário desenvolver a capacidade de entrar em estado de alerta, possibilitando a defesa de exposição a possíveis perigos. Contudo, esse mecanismo de defesa continua a ser acionado quando há uma situação de surpresa ou uma expectativa de futuro, muitas vezes associada ao medo, resultando em uma super vigilância constante. Por isso, é necessário distinguir a ansiedade comum daquela considerada patológica.

“Quando falamos do transtorno de ansiedade, estamos abordando algo que ultrapassou o normal, ou seja, já é considerado um exagero e normalmente está relacionado a um prejuízo. A preocupação torna-se excessiva e a pessoa constantemente acredita que algo ruim pode acontecer. De modo geral, é uma alteração na saúde mental, caracterizada por sentimentos de preocupação, fortes o bastante para interferir nas atividades diárias”, aponta a psicóloga do Hospital Cruz Azul de São Paulo, Glenda da Silva Friedrich.

Segundo Glenda, a ansiedade passa a ser reconhecida como patológica quando é desproporcional em relação ao estímulo, desencadeando sofrimento emocional e comprometendo negativamente a qualidade de vida e o desempenho diário do indivíduo.

“Fatores ambientais, traumas, eventos estressantes, sedentarismo, sono de má qualidade, cobranças excessivas, dificuldade de se desvincular das redes sociais são os maiores impulsionadores desta patologia”.

A psicóloga aponta que os sintomas do transtorno de ansiedade variam de pessoa para pessoa. Entre os mais comuns estão:

Dor no peito;
Suor intenso;
Palpitação;
Tremores;
Náusea e/ou vômitos;
Falta de ar;
Sensação de desmaio;
Agitação;
Irritabilidade e medo constante.
Glenda da Silva Friedrich comenta que o autoconhecimento, a pratica desportiva, a busca por novas habilidades e hábitos são estratégias essenciais na prevenção do transtorno de ansiedade. “A melhor forma de prevenir uma crise é por meio da qualidade de vida, que pode ser garantida com uma série de cuidados, como: alimentação saudável e equilibrada; prática regular de exercícios físicos; técnicas de relaxamento; boa qualidade do sono; momentos de lazer; realização de psicoterapia; equilíbrio entre vida profissional/pessoal e manutenção de hobbies”.

Para evitar que um comportamento ansioso evolua e se transforme em uma crise de ansiedade, é importante que suas causas sejam tratadas por meio da psicoterapia.

“O período em que o paciente precisa ficar em terapia vai depender de cada situação, e o psicólogo é a pessoa mais indicada para definir isso. Nem sempre a ansiedade precisará ser tratada com medicamentos. Esses métodos têm o objetivo de reduzir os sintomas e preparar a pessoa para lidar melhor com as situações tensionais causadas pela ansiedade”.

Nosso Complexo Hospitalar conta com uma equipe de psicólogos e psiquiatras altamente preparados para atender nossos pacientes com transtornos de ansiedade. Agende sua consulta.

Compartilhe: